sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Rabanada ou Fatias douradas

Quando você vai à padaria e no dia seguinte amanhece aquele resto de pão duro, que muitos não gostam (Eu por exemplo), você pensa: O que posso fazer com isso? Bem, existe muitas coisas, como transformar em farinha de rosca, torradinhas assadas no forno com um pouco de azeite ou manteiga ou então você pode fazer as deliciosas rabanadas, muito comuns nas festas de fim de ano. Esta receita extremamente simples pode surpreender seus convidados em um café da manhã, ou pode ser servida como sobremesa acompanhada de uma calda de chocolate bem gostosa. Então vamos a facilidade dessa receita.



INGREDIENTES

2 ovos
2 pães amanhecidos (pães dormidos)
2 colheres de açúcar
Canela em pó
Óleo
Um copo de leite

MODO DE PREPARO

1 - Corte os pães em fatias não muito finas;

2 - Em uma vasilha quebre os ovos e misture com um pitada de sal. Em outra vasilha misture o leite com um pouco de açúcar e canela;

3 - Aqueça o óleo na frigideira;

4 - Passe as fatias de pão na mistura de leite (Cuidado para não deixar por muito tempo, o pão pode ficar mole demais), depois passe na mistura de ovo, leve à frigideira eté dourar nos dois lados;

5 - Imediatamente após sair da frigideira, coloque as fatias em um prato com açúcar e canela;

Obs.: Elas já ficam ótimas assim, mas caso queira servir com uma calda de chocolate, basta derreter uma barra de chocolate (Eu prefiro meio amargo), em uma caixa de creme de leite aquecido, fazendo assim um ganache.

sábado, 13 de dezembro de 2014

PERNIL COM MOLHO DE AZEITONAS PRETAS E CEBOLAS

Receita para vocês fazerem na festa de natal, e depois também é claro! A receita não é minha, foi produzida pelo banqueteiro Marcelo Sampaio, como achei muito boa resolvi compartilhar aqui com vocês, então vamos aos ingredientes.


Ingredientes
Pernil
3 kg de pernil de porco (pode ser desossado);
1 copo de vinho branco;
1 pimentão verde;
1/2 xícara de suco de limão;
Ervas de sua preferência a gosto;
1/2 xícara de azeite;
3 cebolas médias;
5 dentes de alho.

Molho de azeitonas
1 xícara de água;
1 maço de salsa picada;
50 g de amido de milho;
Sal;
Pimenta-do-reino;
1 kg de azeitonas pretas sem caroço, em lâminas;
700 ml de vinho tinto seco;
1 cebola picada finamente.

Acompanhamento
8 cebolas roxas em lâminas;
50 ml de azeite.

Modo de Preparo

1 Tempere o pernil com as ervas, o limão, o azeite, o vinho branco, o pimentão, a cebola, o alho picados, o sal e a pimenta. Reserve por 15 horas.
2 Cubra o pernil com papel-alumínio e leve ao forno a 180°C, por cerca de 3 horas. Retire o papel-alumínio e deixe no forno até dourar. Reserve.
3 Prepare o molho: em uma panela, aqueça um pouco de óleo e doure uma cebola picada. Acrescente as azeitonas pretas, refogue e acrescente o vinho tinto. Deixe apurar em fogo brando, sem ferver, para não amargar.
4 Acrescente água, acerte o sal e a pimenta. Se precisar engrossar, adicione o amido diluído em água e deixe apurar até atingir o ponto napê (mergulhe uma colher no molho e passe o dedo nas costas dela. Se o risco se mantiver, sem escorrer, está no ponto). Reserve.
5 Aqueça um pouco de azeite numa frigideira, adicione as cebolas roxas e mexa, até murcharem. Tempere com pouco sal. Reserve.
6 Em uma travessa, coloque o pernil, as cebolas em volta e regue com o molho. Sirva quente. Para uma apresentação mais festiva, sirva com frutas (abacaxi, figo, manga) grelhadas na frigideira com um pouco de açúcar

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Asinha de frango frita

Essa receita é uma adaptação que fiz das asinhas de frango do restaurante Outback, lá eles fritam as coxinhas da asa e depois passam elas em uma mistura de condimentos secretos, a única coisa que sei é que os condimentos são bastante picantes, dando um toque todo especial ao prato. Para apagar o "fogo", eles servem junto um molho de queijo azul que acrescenta um toque de sabor muito bom.



INGREDIENTES

400g de coxinhas da asa de frango;
Temperos secos (Tomilho, orégano, pimenta do reino branca e preta, alecrim);
Páprica picante e doce, pimenta do reino branca e preta, pimenta calabresa;
Sal;
Óleo para fritura;
Farinha de rosca para empanar.

Para o molho

1/2 caixa de creme de leite;
50 g de queijo azul (Gorgonzola, roquefort);
Cebolinha cortada fininha.


MODO DE PREPARO

1 - Tempere o frango com o sal e os temperos secos, deixe descansar por pelo menos 20 minutos;

2 - Empane o frango com farinha de rosca e reserve;

3 - Aqueça o óleo até a temperatura ideal para fritura;

4 - Frite as asinhas até que fiquem douradas;

5 - Após a fritura deixe secar em papel toalha;

6 - Misture a páprica doce e picante, com pimenta do reino (branca, preta), pimenta calabresa e quais quer outras que sua boca aguentar;

7 - Passe as asinhas já fritas nessa mistura;

8 - Para o molho, corte pedaços pequenos do queijo e misture no creme de leite com a cebolinha (a quantidade de queijo é opcional).

PS.: Fica muito bom com molho barbecue também.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Frango ao molho de laranja e alecrim

Sabe quando você olha na geladeira e não vê aquela abundância tradicional de quando você acaba de chegar do mercado? Bem é nessa situação que estava hoje (preciso fazer compras), porém, eu percebi que tinha 4 ingredientes: frango, alho, laranja e alecrim, ou seja, tinha tudo para fazer um prato simples e delicioso. Vamos lá ver a receita!





INGREDIENTES

1 kg de frango (Eu usei coxinhas da asa);
4 dentes de alho amassados;
2 ramos de alecrim;
Suco de uma laranja grande;
1 cubo de caldo de galinha;
Óleo ou azeite;
Sal e pimenta do reino a gosto.


MODO DE PREPARO

1 - Refogue o alho amassado no azeite, acrescente o alecrim para que ele possa soltar seu sabor;

2 - Acrescente o frango e deixe que doure por uns 10 minutos;

3 - Tempere com o caldo de galinha e a pimenta;

4 - Acrescente o suco de laranja, deixe que o frango termine de cozinhar nesse suco com a panela tapada até que reduza pela metade;

5 - Por fim, corrija o sal.

Obs.: Caso deseje coloque algum colorífico.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Dica Culinária: Conserva de limão siciliano

Gente acabei de ver essa receita na tv, achei incrível pois é uma forma de manter o sabor do limão siciliano e concentrar ainda mais os óleos essenciais da casca. É ótimo para usar como tempero de arroz, peixe, carne de porco e frango ou em sobremesas. Essa receita foi dada pelo chef Claude Troisgros em seu programa de receitas no GNT.




INGREDIENTES

Limão siciliano cortado em 4 partes;
1 kg de sal.


MODO DE PREPARO

Corte os limões em quatro e coloque em um pote de vidro. Cubra com sal, alternando camadas com o limão. Feche bem e balance.

Deixe na geladeira durante um mês, sacudindo bem a cada três dias, aproximadamente.

Para usar, retire o limão do sal, lave-o bem, retire a polpa e fatie somente a pele confitada.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Gelatina Mosaico

A receita de gelatina mosaico a seguir foi oferecida ao blog pela nossa leitora Priscila Alvez. Ela usou as gelatinas de uma forma bem criativa, desenvolvendo assim uma nova receita super bonita e com certeza muito deliciosa. Obrigado Priscila Alves por compartilhar conosco a sua receita!


INGREDIENTES


8 sabores variados de gelatina em pó;
1 pacotes de gelatina em pó INCOLOR E SEM SABOR;
1 cx de leite condensado;
1 cx de creme de leite




MODO DE FAZER



1- Preparar todos os 8 sabores de gelatina, separadamente, colocando um em cada pote (ATENÇÂO! Não vamos fazer igual o modo de preparo da caixinha, queremos que elas fiquem mais consistente, então vamos colocar 200ml de água quente, e 200ml de água fria);

2 - Depois de todas prontas, esperamos esfriar e levamos à geladeira por duas horas. 

3 - Depois de endurecidas, cortamos cada sabor e colocamos em um pote grande, reserve;

4 - Aquecemos 6 colheres de água morna (mais pra quente) para dissolver o pó da gelatina incolor e sem sabor. 

5 - Batemos no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a gelatina incolor e sem sabor, por dois minutos. 

6 - Por último, misturamos este creme que acabamos de bater, com as gelatinas que estão na tigela. Coloque em uma forma de pudim de plástico ou de alumínio e cubra com plastico filme. Leve à geladeira por no minimo duas horas, até ficar bem firme para desenformar. 


E está pronta nossa deliciosa receita!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Brownie

Eu não sou muito fã de doces, e adoro quando encontro uma receita que equilibra os sabores. Para mim, esse caso especial é o brownie. O brownie nada mais é do que um bolo feito com bastante chocolate e manteiga, ou seja, ela fica super úmido por dentro e muito saboroso. O fato de ele ser feito com chocolate meio amargo é que o caracteriza não ser uma sobremesa tão doce. A receita a seguir foi dada por Nigella Lawson em seu programa de culinária exibido aqui no Brasil pelo canal fechado GNT.



INGREDIENTES

350g de chocolate meio-amargo picado;
300g de manteiga;
4 ovos;
225g de farinha;
1 colher (chá) de sal;
350g de açúcar
.

MODO DE PREPARO


1 - Em uma panela funda, derreta o chocolate meio amargo e a manteiga. Tire do fogo para adicionar os quatro ovos sem cozinha-los. Adicione um de cada vez, misturando bastante.


2 - Retorne a panela ao fogo Em seguida, coloque o açúcar, a farinha e o sal.

3 - Coloque a mistura em uma assadeira com pepel seda untado com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Vinte e cinco minutos devem ser suficientes, mas fique de olho pois o tempo de cozimento varia de acordo com o forno.


4 - O Brownie fica uma uma coloração mais clara no topo e deve ser molhadinho por dentro, caso o seu fique seco, pode ficar ciente de que ele assou demais. 

Obs.: Caso não goste do chocolate ao leite (como eu), é só substituí-lo por chocolate amargo também.

domingo, 24 de agosto de 2014

Dica culinária: Carne de sol desfiada.

Não existe combinação melhor do que macaxeira (aipim, mandioca, como preferir) com carne de sol. Hoje a dica é como fazer uma carne de sol desfiada bem simples e gostosa.


INGREDIENTES

1 kg de carne de sol;
1/2 litro de água;
1 cebola roxa pequena picada;
Manteiga da terra (de garrafa), a gosto;
Macaxeira cozida.


MODO DE PREPARO

1 - Se necessário dessalgue a carne de sol, para isso deixe a carne de molho em água fria, troque essa água pelo menos 3 vezes, ou até a carne ficar no seu ponto ideal de sal;

2 - Em uma panela de pressão coloque a carne já dessalgada e a água, deixe cozinhar na pressão por 40 min. Após os quarenta minutos, se a carne ainda não estiver no ponto para desfiar no garfo, retorne ela para a pressão por mais uns 10 minutos. O tempo de cozimento vai depender do tipo da carne de sol utilizada;

3 - Depois de cozida, desfie toda a carne com o garfo;

4 - Em uma frigideira, refogue a cebola picada na manteiga, depois é só acrescentar a carne e deixar incorporar tudo.

Como com a macaxeira cozida e um vinagrete.



terça-feira, 19 de agosto de 2014

Panquecas!!

Se alguém ainda acha que fazer panquecas é uma coisa difícil, então vai perceber agora que não existe nada mais simples. Mais uma vez, uma receita super simples de fazer e que leva poucos ingredientes. Lembrando: hoje vou dar a receita apenas da massa, o recheio fica a critério de quem for comer.


INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de óleo


MODO DE PREPARO

1 - Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata, a massa ficará bem líquida;

2 - Para assar, pegue uma frigideira e unte com um pouco de óleo. Espalhe o óleo e depois retire o excesso com um papel toalha;

3 - Despeje um porção da massa (quantidade suficiente para que fique da espessura que você preferir), ela irá assar lentamente, depois vire e deixe assar do outro lado por mais 30 seg;

4 - Por fim é só rechear com o que desejar, colocar o molho de sua preferência e comer.

Obs.: DICA a massa de panqueca é muito boa para ser utilizada no preparo de lasanhas, substituindo a massa tradicional.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ovos no purgatório

Eu adoro receitas simples, e não existe nada melhor do que comer algo gostoso e reconfortante em um dia frio (por incrível que pareça estou sentindo frio hoje em Natal/RN) e isso fica ainda melhor quando a receita é simples de fazer.
Ovos no purgatório são uma receita italiana muito simples e ótima para se comer a noite. Vamos a receita



INGREDIENTES

Porção única

2 ovos;
1/2 pacote de molhe de tomate (Ou uma lata de tomate pelado);
1 alho picado;
1 colher de azeite;
Queijo parmesão ralado a gosto;
Sal, pimenta e cebolinha a gosto;
Pão, da sua preferência, para comer.

MODO DE PREPARO

1 - Em uma frigideira refogue o alho no azeite, depois acrescente a pimenta, despeje o molho de tomate e deixe que aqueça;

2 - Quebre os ovos dentro da mistura, espere que cozinhem até o ponto que desejar, acrescente o queijo parmesão e, por fim,  salpique a cebolinha por cima,  pronto, coma mergulhando o pão na mistura.

Hummm uma delícia. :)



Obrigado Nigella Lawson, por me mostrar essa receita simples e deliciosa.

sábado, 16 de agosto de 2014

Dica culinária: Cansado de comer carne seca? Então faça uma salmoura!

Você está cansado de comer aquela carne seca e sem gosto? Aquele peito de frango que parece mais uma sola de sapato? E aquela costela de porco que não solta do osso? Você pode mudar isso com uma simples ação: Faça uma salmoura!
A salmoura é uma forma de conservação de alimentos; que ajudava as pessoas a preservarem por mais tempo seus alimentos. Os ingredientes principais da salmoura são: Sal, açúcar e água. Esses elementos penetram na carne ocasionando duas reações químicas diferentes: a osmose (que ocorreu quando um líquido (água) passa por uma membrana parcialmente permeável (superfície dos alimentos), a partir de uma solução com maior concentração de soluto (sal) para uma solução com concentrações mais baixas), esse processo favorece a entrada dos sabores para o interior da carne. A outra reação é a desnaturação de proteínas (quando a água salgada é arrastado para o interior da carne, as proteínas que compõem os alimentos começam a quebrar. Os laços que mantêm estas proteínas juntas são muito sensíveis às alterações de salinidade, levando-as a se deteriorar. Isto não só torna a carne mais macia, mas também permite que os sabores da salmoura permeiem todo o alimento.)
Dessa forma sua carne irá ficar muito mais macia e saborosa. Vamos lá ver a receita.





INGREDIENTES

4 litros de água fria;
1 xíc. de sal;
1 xíc. de açúcar;
Temperos secos a gosto (Pimenta, tomilho, alecrim, erva doce, orégano e etc.)
Alho e cebola picados grosseiramente.


MODO DE PREPARO

1 - Misture o sal e o açúcar na água e mexa até dissolver completamente;

2 - Acrescente os outros ingredientes a mistura;

3 - Por fim adicione a peça de carne que desejar.

Obs.:  Tempos da salmoura

•    Frango inteiro (1,8 a 2,2 kg) - 8 a 12 horas
•    Peças de frango - 1h30 horas
•    Peitos de frango - 1 hora
•    Peru Inteiro - 24 a 48 horas
•    Peito de Peru --5 - 10 horas
•    Galinhas Cornish - 2 horas
•    Camarão - 30 minutos
•    Costeletas de porco - 12 a 24 horas
•    Lombo de porco (inteiro) - 12 a 24 horas


Fazendo a pequena salmoura

    4 xícaras água
    2 colheres de sopa de açúcar (branco ou integral)
    2 colheres de sal kosher (sal de cozinha não iodado)
    Temperos de sua escolha


Agradecimentos à: Como fazer tudo.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Arroz caipira

Hoje estava assistindo um dos meus programas de receitas favoritos, O Programa da Palmirinha, e ela estava ensinando essa receita maravilhosa. Adaptei a receita para poder mostrá-la para vocês. Como sempre é uma receita muita simples e extremamente deliciosa, ótima para servir como prato principal apenas com uma saladinha, então vamos a receita.




INGREDIENTES

1/2 Kg de Frango (Pode ser frango a passarinho ou sobrecoxas de frango);
2 xícaras de arroz branco (Eu prefiro arroz branco, mas quem preferir usar o parboilizado, é até melhor pois evita que fique cozido demais);
2 Cebolas médias picadas;
3 dentes de alho amassados;
1/2 pacote de molho de tomate;
Milho e ervilha a gosto;
1/2 litro de água fervida;
tomilho e noz moscada a gosto (opcional);
10 azeitonas picadas;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Óleo ou azeite para refogar;
Cebolinha picada.

MODO DE PREPARO

1 - Refogue a cebola no azeite até dourar, depois acrescente o alho amassado e refogue por mais 1 minuto, acrescente o frango e e deixe cozinhar por uns dez minutos, sempre mexendo para que não grude;

2 - Tempere com as ervas e a pimenta e o sal;

3 - Depois do frango já quase cozido acrescente o arroz e a água morna, cozinhe até que o arroz fique macio, sempre cuidando para que não pregue no fundo (caso seja necessário acrescente mais água);

4 - Acrescente o molho de tomate, o milho e a ervilha, deixe cozinhar por mais uns 3 minutos, corrija o sal se necessário;

5 - Acrescente a cebolinha cortada na hora de servir.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Tortilhas com ragu de linguiça.

Olá pessoal, essa receita assim como as outras é bem simples de fazer. O ragu é um prato tradicional na Itália, na verdade nada mais é do que um molho que foi cozido lentamente. A palavra ragu é derivada do francês  "ragoût", que pode ser traduzida como ensopado, para mais detalhes clique aqui. Existe várias maneiras de se preparar esse molho, o tempo de preparo vai depender da base que você vai usar, como a linguiça já é feita com uma carne bastante picada, o preparo se torna muito mais fácil, sem falar que fica uma delícia. Hoje comi com tortilhas de farinha, porém você pode usar o molho para comer com pão, massas ou qualquer outra coisa que sua imaginação mandar, então vamos a receita :)


INGREDIENTES

Porção para duas pessoas

3 linguiças (de sua preferência, gosto de usar de porco);
1 cebola média picada;
2 dentes de alho amassados;
2 tomates sem sementes picados;
1/2 pacote molho de tomate;
1/2 Xícara de caldo de carne;
2 colheres de óleo;
1 colher de molho de pimenta (Eu adoro comida apimentada, porém pode ser dispensado);
Orégano a gosto;
Sal e pimenta do reino a gosto;
Salsinha para finalizar.


MODO DE PREPARO

1 - Retire o conteúdo das linguiças e reserve;

2 - Em uma caçarola refogue a cebola com óleo e depois acrescente o alho (cuidado para não queimar o alho e não ficar com gosto amargo);

3 - Acrescente a carne da linguiça e deixe dourar bem;

4 - Adicione os tomates picados e o molho de tomate, deixe cozinhar por cinco minutos, sempre mexendo para não grudar;

5 - O caldo deve ser adicionado a medida que o molho for secando, a ideia é deixar o linguiça bem macia. Cozinhe por uns dez minutos, ou até o molho reduzir pela metade. 

6 - Acrescente o orégano a pimenta e o sal; 

7 Por fim coloque a salsinha. 

Obs.: As tortilhas que usei comprei no mercado prontas, essas aqui Ó, só precisa colocar em uma frigideira anti aderente e deixar que tostem. Também podem ser feitas no forno, pincelando elas com um pouco de óleo e deixando lá até que fiquem crocantes. 

Depois de assadas coloque no centro queijo e acrescente o molho em cima, o calor do molho vai deixar o queijo derreeeeetiiiidoooooo *______*  

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Carne assada na panela de pressão com vinho tinto

Receita super fácil de fazer e ótima para o jantar a noite, acompanha super bem a nossa tradicional macaxeira hummmmm anotem ai. Ps.: Peguei essa receita do chef Felipe Bronze.


Ingredientes

1kg de lagarto redondo
4 cebolas roxas
1 lata de tomate pellati ou extrato de tomate (dá certo fazer com tomates bem maduros também, sem casca e sementes).
150ml de vinagre de vinho tinto
100ml de mel
1 pimenta-dedo-de-moça
4 dentes de alho
1 colher de chá de semente de coentro
300 ml de vinho tinto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Água (o suficiente para cobrir a carne)


Modo de preparo:
Ponha a carne numa panela de pressão. Corte a cebola e o tomate grosseiramente e ponha na panela junto com a carne e todos os demais ingredientes. Cozinhe por no mínimo 1 hora, ou até que a carne esteja desfiando.

Quem não gostar de pimenta é só colocar apenas a pimenta do reino.

Quer mais fácil? Não existe.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Bolo da Moça

Essa receita foi minha mãe quem me deu, acabei de falar com ela pelo telefone. De repente me bateu uma vontade de tomar café com esse bolo tão gostoso e que só ela sabe fazer perfeitamente. Porém eu tentei e consegui, agora vou compartilhar a receita com vocês, é super simples e melhor é feita no liquidificador. Vamos lá aos ingredientes.



INGREDIENTES

1 lata de Leite condensado;
3 ovos;
1 litro de leite;
3 xícaras de farinha de trigo sem fermento;
3 colheres de manteiga derretida;
suco de meia laranja.


MODO DE PREPARO

1 - Em um liquidificador acrescente primeiro os ingredientes molhados e por último a farinha de trigo;

2 - Bata bem por pelo menos 4 minutos;

3 - Unte uma assadeira e despeje a mistura dentro;

4 - Leve ao forno pré aquecido por 40 minutos.

OBS.: O tempo de forno vai depender do seu forno, faça o teste do palito sempre.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Bolo de Milho

Melhor do que comer bolo de milho é comer bolo de milho com café e lembrar da infância.
Então trago uma receita para vocês muito simples, é tão simples que até minha irmã consegue fazer hahah.
Vamos aos ingredientes:





INGREDIENTES

1 lata de milho verde;
*sempre use a medida da lata;
1 lata de óleo;
1 lata de leite;
4 ovos;
1 lata de açúcar;
1 lata de cuscuz;
2 colheres de farinha;
1 colher de chá de fermento químico.


MODO DE PREPARO

1 - Bata tudo no liquidificador até triturar bem o milho;

2 - Despeje em uma foma untada com manteiga e farinha;

3 - Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. (Faça o teste do palito antes, existe diferença entre os fornos).


Super simples, agora é só se deliciar com uma xícara de café.


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Fetuccine com bacalhau e limão.

Para aqueles que são católicos e seguem a risca as imposições alimentares da semana santa, essa receita é uma ótima opção.
Para quem não segue ou não tem religião, é muito boa também, pois é uma receita simples de fazer e leva poucos ingredientes na preparação.
Sem falar que produtos do mar sempre combinam muito bem com limão.
Então vamos aos ingredientes.




INGREDIENTES

100g de fetuccine (Ou qualquer outra massa que preferir);
100g de bacalhau (Eu uso em lascas, pois sempre é mais barato);
2 dentes de alho picado;
1 tomate picada;
Pimenta do reino a gosto;
Tomilho a gosto (Caso não tenha o tomilho substitua por alecrim ou orégano, também fica bom.)
Raspas de casca de limão;
Uma colher de sopa de suco de limão;
Azeite;
Sal a gosto.


MODO DE PREPARO

1 - Ferva a água, depois que estiver borbulhando adicione o sal e coloque o macarrão para cozinhar. Cozinhe ao dente. Enquanto o macarrão cozinha você prepara o molho.

2 - Em uma frigideira, adicione o azeite, o alho, a pimenta e as ervas, deixe refogar;

3 - Adicione o bacalhau picado, deixe cozinhar por uns dois minutos adicione as raspas e o suco de limão;

4 - Adicione os tomates. Nesse momento o macarrão já deve está cozido;

5 - Adicione um pouco mais de azeite, se for necessário, e coloque o macarrão direto no molho, deixe encorporar os sabores, adicione duas colheres de sopa da água de cozimento do macarrão, encorpore tudo e pronto.



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pão de Queijo, trem baum.

Essa receita é dedicada a meus amigos que gostam de tomar café aqui em casa e provar dessa iguaria brasileira. Pão de queijo.




INGREDIENTES

500g de polvilho;
1 copo de leite;
1 copo de óleo;
200g de queijo de minhas curado ralado (quando não tem de minas uso provolone, mussarela, parmesão e até o nosso tradicional queijo coalho);
3 ovos;
Sal a gosto.


MODO DE PREPARO

1 - Ferva o leite junto com o óleo e o sal;

2 - Em uma vasilha acrescente a  mistura fervida ao polvilho e mexa com uma colher de pau até formar um massa pegajosa, feito isso leve a geladeira por 40 minutos;

3 - Depois de fria retire e acrescente os ovos, um por vez, e o queijo ralado, amasse até ficar tudo unido.

4 - Retorne a geladeira (a massa é melhor de ser modelada quando está fria);

5 - Com as mãos untadas com manteiga faça as bolinhas;

6 - Leve ao forno pré aquecido e deixe assar, em média 30 minutos, vai depender da qualidade do forno.

OBS.: Pode ser congelado.

Com um cafezinho, manteiga, requeijão e amigos/família fica uma delícia!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Frango com linguiça.

Essa semana preparei essa receita para receber meu primo Ricardo aqui em casa, segundo ele ficou muito bom, eu também gostei muito e vou compartilhar com vocês.

A receita é inspirada em uma que vi a culinarista Nagella Lawson preparando em seu programa de TV.




INGREDIENTES

1 kl de coxas e sobrecoxas de frango;
300 gramas de linguiça;
50 ml de molho de soja;
Suco de meio limão;
1 colher de mostarda;
2 cebolas cortadas grosseiramente;
5 dentes de alho amassados
30 ml de azeite;
2 colheres de vinagre;
Ervas da sua preferência (Sugiro: Tomilho, sálvia ou alecrim)
Pimenta do reino a gosto;
Noz moscada (caso deseje)
Sal a gosto.


MODO DE PREPARO

1 - Prepare uma marinada para colocar o frango. Em um saco plastico limpo ou uma vasilha com tampa acrescente todos os ingredientes listados acima, esfregue a mistura no frango e deixe descansar por no mínimo 2 horas. Quanto mais tempo passar mais forte ficará o sabor. Reserve a linguiça.

2 - Em uma assadeira despeje o frango e o suco da marinada;

3- Acrescente as linguiças junto ao frango;

4 - Regue o frango com um pouco mais de azeite, salpique mais ervas por cima

5 - Cubra com papel alumínio e leve ao fogo por meia hora, depois desse tempo retire o papel e deixe assar até ficar dourado. Em média 1:30 de forno no total.

OBS.: Caso queira pode colocar batatas e dentes de alho inteiro para assar junto. Ficam ótimos!